31 março 2010

Jornal " O ALMONDA " 2-4-2010

Cineclube apresenta documentário sobre 25 de Abril em Torres Novas

O Cineclube de Torres Novas vai assinalar os 36 anos sobre a revolução de 25 de Abril com a projecção de um documentário sobre a efeméride e de como foi vivida no concelho. Em torno de uma mesa, uma série de homens que viveram activamente a revolução, contam como foi, o que passaram e que mudanças trouxe a revolução.

O documentário foi gravado no ano 2000 e resultou em quatro horas de gravação em bruto. Até aos dias de hoje, ninguém conseguiu sintetizar toda a informação aí compreendida, para o tempo de um filme.

Para comemorar os 50 anos do Cineclube redobraram-se os esforços e o resultado pode ser visto, em cerca de 100 minutos, no dia 14 de Abril, no Teatro Virgínia, numa das sessões de cinema às quartas, naquele que poderá ser tido como o arranque oficial das comemorações do 25 de Abril em Torres Novas.


Por: Jornal Torrejano, em: 30/3/2010 16:09:53

Virgínia apresenta programação com bilhetes mais baratos

A redução do preço dos bilhetes dos espectáculos é a maior novidade da programação trimestral do Teatro Virgínia, em Torres Novas. Uma medida que visa atrair públicos mesmo em tempo de crise, possível graças à comparticipação comunitária conseguida. Tirando quatro espectáculos, da Companhia de Dança de Paulo Ribeiro, do Bernardo Sassetti Trio, Deolinda e do Coral Sinfónico de Portugal, cujos bilhetes são mais caros, a generalidade dos bilhetes ronda os 5 euros.

A redução de encargos da instituição, sem descurar a qualidade da programação, é outras das nuances da programação dos próximos três meses, que foi apresentada esta segunda-feira por João Aidos, director do Teatro Virgínia, no Café Concerto.


Por: Jornal Torrejano, em: 29/3/2010 15:06:11

Teatro Meia Via apresenta “Por Onde tens Andado…”

O Teatro Meia Via estreou no fim-de-semana mais um espectáculo com a chancela da associação cultural do concelho. “Por onde tens andado…” é um espectáculo diferente, garante Elsa Vieira, da direcção da associação, que junta num só palco textos diversos, música, dança e vídeo, num projecto com algumas reminiscências de revista, acrescenta Luz da Câmara, encenadora. Um espectáculo para todos, mas onde os meiavienses têm um papel de destaque.

Textos de Alexandre O’neill, Alice Ramos, António Lopes Ribeiro, Carlos Maia Henriques, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Javier Tomeo, Júlio Dantas, Karl Valentin, Mário de Sá Carneiro são o pontapé de saída para este espectáculo que sobe ao palco do Teatro Maria Noémia, na Meia Via, acompanhado à guitarra por Carlos Henriques, Ricardo Pombo, Ricardo Teixeira e Constantino Henriques.


Por: Jornal Torrejano, em: 29/3/2010 15:07:32

29 março 2010

Caminhada em Ribeira Ruiva

As diversas “secções de marcha”, no âmbito do projecto Pela sua saúde, mexa-se!, vão cumprindo o calendário estabelecido. No passado domingo, realizou-se a da Ribeira. Mais de trinta caminheiros durante duas horas caminharam pela Freguesia, com partida e chegada ao “largo da capela”.






Reuniões com Associadas


MARRUAS






As duas últimas reuniões da UCATN, seguindo a boa prática de as realizar nas instalações das diversas filiadas, tiveram lugar na Meia-Via (Clube de Caçadores Santisalva) e
nas Marruas.














MEIA VIA

28 março 2010

ARPE COMEMOROU 14 anos


A ARPE - Associação de Reformados e Pensionistas de TORRES NOVAS , comemorou 14 anos de trabalho associativo na esperança de o 15º Aniversário ser comemorado em Novas Instalações . O Edil presente, em representação do Presidente da Câmara, prometeu a conclusão das obras para breve.
" Os músicos amigos de "OS SONS do PARQUE" abrilhantaram as festas que terminaram com baile e lanche a condizer .

Parabéns ARPE


27 março 2010

Congresso extraordinário e eleitoral da CPCCRD

Associações Torrejanas, estiveram presentes neste Congresso de 27 de Março de 2010 que decorreu em Lisboa no Cinema S. Jorge .



21 março 2010

Caminhada da Primavera, AGIR

Integrado no projecto Agita Portugal, a secção de Marcha da AGIR realizou no dia 21 de Março, a Caminhada da Primavera.

Numa bonita manhã de primavera, que se iniciou no Alqueidão com uma cansativa subida do Arrife da Serra de Aire e se dirigiu por estradas de terra batida até ao Casal João Dias. Como se pode ver nas fotos o sol e uma bonita paisagem são desde já o cartão-de-visita para uma próxima caminhada.

Encontro com um grupo de adeptos do BTT.

Uma pequena pausa para reagrupar

20 março 2010

DIA MUNDIAL DA POESIA 21 de março de 2010





Oficina d´Arte do Núcleo de Arte de Riachos

No dia 20 de Março de 2010, realizou-se a inauguração do oficial da “Oficina d´Arte” do Núcleo de Arte de Riachos.

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.
Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.
Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.
Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas num espaço
denominad
o OFICINA d'ARTE”.

Fonte do texto em Itálico: http://nucleoarteriachos.blogspot.com/

Campistas elegem corpos sociais

O Clube de Campismo Torrejano realiza no dia 31 de Março, quarta-feira, pelas 20h30, uma assembleia-geral na sede da associação, sita na Rua Miguel Bombarda, em Torres Novas. Da ordem de trabalhos consta a apresentação, discussão e votação do relatório de contas referentes ao ano de 2009 e a análise do parecer do conselho fiscal. Na mesma reunião será ainda realizada a eleição dos órgãos sociais para o biénio 2010/2012.

Entretanto, para o mês de Maio está já agendado o VII Encontro Nacional de Campista. O evento terá lugar nos dias 21, 22 e 23 de Maio e acontecerá no parque de campismo ”Alvorão”. A organização espera a presença de algumas centenas de campistas e caravanistas, provenientes de todo o país.

in "Jornal Torrejano"

Centro Recreativo de Moreiras Grandes tem novos corpos gerentes

O Centro Recreativo e Cultural de Moreiras Grandes elegeu novos corpos sociais: António Barreleiro preside a assembleia-geral, seguido dos secretários Nuno Vieira e José Gonçalves. Vera Silva preside o conselho fiscal, sendo secretariada por João Silva e Carlos Lopes. A direcção é presidida por Luís Vasconcelos e tem José Gonçalves como vice-presidente. Nélia Silva e Mauro Carvalho ocupam o cargo de secretários da direcção, estando o cargo de tesoureira entregue a Adélia Silva. João Silva é vice-tesoureiro e António Godinho é vogal da direcção. Nuno Rodrigues, Luís Gonçalves, Luís Vieira e Bruno Godinho são suplentes da direcção.

Do plano de actividades para o ano de 2010, destaque para uma prova de BTT ainda em Março e para as celebrações da Páscoa e um concerto da Banda do Outeiro Grande, no mês de Abril. Em Maio ou Junho realizar-se-á um rally paper e um passeio convívio e no mês de Julho o já habitual torneio de futsal. Para os dias 13, 14 e 15 de Agosto estão agendadas as Festas de Verão e em Setembro haverá um passeio convívio. Em Outubro haverá uma noite de fados e um almoço comemorativo do aniversário do centro. Para terminar, em Dezembro realizar-se-á uma festa de Natal.
in "Jornal Torrejano"

18 março 2010

Choral Phydellius encantou na Assembleia da Républica

No passado dia 17de Março,

o Choral Phydellius actuou na Assembleia da República …

Foi bonito ver o Choral na casa da democracia !

Aqui, damos conta ...



17 março 2010

OLAIA -Lamarosa, em Festa Inaugural

Vai ser efectuada a cerimónia de inauguração, após as obras de recuperação, do salão e palco da Casa do Povo de Olaia em Lamarosa, com o seguinte programa:

Dia 19 de Março de 2010

20,45h – Chegada dos convidados

21,00h – Alocução alusiva ao acto

21,30h – Actuação do grupo coral “Choral Phydellius”

Dia 20 de Março de 2010

21,30h – Grupo de Teatro da Azinhaga

Com a Opereta de Augusto Barreira “O sol das lezírias”

13 março 2010

CAMINHADA da PRIMAVERA


Dia 21 de Março

ALQUEIDÃO-CASAL JOÃO DIAS

com organização da Agir
PARTICIPE !

Conferência "O Bem Comum pela Saúde "


19 de Março - 21 Horas
Auditório da Biblioteca Municipal

organização : LOC/MTC- ACR- Fórum Abel Varzim

09 março 2010

29 de março = ASSEMBLEIA GERAL UCATN

CINECLUBE de Torres NOVAS=Cinema às quartas no Virgínia |

A NOVA VIDA DO SENHOR O´HORTEN
de Bent Hamer

10 Março às 21:30

Título Original: O´Horten
Ano: 2007
País: Noruega, Alemanha, França
Género: Comédia, Drama
Duração: 90 min
Classificação: M/12

Com: Baard Owe, Espen Skjønberg, Ghita Nørby

Sinopse:

Odd Horten conduziu o mesmo comboio, na mesma linha durante tanto tempo que a sua vida se transformou numa rotina de rituais confortáveis. Mas chegou a altura do engenheiro de 67 anos se reformar, após 40 anos de trabalho zeloso. O pacato e solitário Senhor O'Horten está prestes a confrontar-se com dúvidas complexas e toda uma nova vida que tem pela frente. Sem o trabalho a absorvê-lo, conseguirá O'Horten habituar-se a uma vida a tempo inteiro? Terá coragem para concretizar sonhos esquecidos? Adivinha-se uma aventura estranha mas divertida e uma série de encontros com personagens memoráveis.

08 março 2010

Um novo Blog duma associada


O Curso de Língua e Cultura Portuguesa da UTIARPE- Universidade da Terceira Idade da ARPE lançou um Blog em 8 de Março. chama-se , " SOLTA-SE A LÍNGUA"e inicia a sua publicação com cartas de amor.
... Podemos pesquisar AQUI

04 março 2010

8 de Março DIA Internacional da MULHER

A ARPE e a Agir comemoram o dia ... A Utiarpe ( Universidade da Terceira Idade da Arpe ) fará uma surpresa na blogosfera !



Com A Agir
AQUI___ Convívio no Hotel dos Cavaleiros
- e viva a Mulher !
- Com ela e por ela todos os dias o MUNDO se transforma !

Confederação recebida na ASSEMBLEIA da REPUBLICA

Audiência na Assembleia da Republica Ontem, dia 3 de Março, a Confederação - acompanhada da ACCLisboa, foram recebidas na Assembleia da República em Audiência, onde puderam, mais uma vez, colocar todas as questões que se prendem com o Associativismo Popular.

Esteve em discussão a Lei 34/2003 de 22 de Agosto, as propostas de lei da Confederação e o Orçamento de Estado.

Os vários partidos presentes - PS, PSD, PP e PCP, informaram das suas iniciativas e informaram ainda que a Conferência de Lideres tinha na passada terça - feira, agendado a discussão dos Projectos Lei sobre Associativismo para o Plenário do próximo dia 19 de Março.

Assim sendo, a Direcção da Confederação, recomenda a todos os colegas que tenham contactos com Deputados dos seus círculos que os sensibilizem para que os seus Grupos Parlamentares apresentem Projectos de Lei com base nas propostas da Confederação ou, pelo menos, não inviabilizem os Projectos Lei existentes.

Ficamos todos convocados para assistir ao debate de dia 19 de Março na Assembleia da República.

Logo que haja mais pormenores, entraremos em contacto.

Com os melhores cumprimentos associativos

Augusto Flor, Dr.

Presidente da Direcção

AGIR em Assembleia Geral



Hoje dia 4 de Março pelas 20,30 Horas, a Agir realiza a sua A.G. para aprovação de Relatório e Contas.
Em breve, daremos conta das suas novas instalações na Silvã

02 março 2010

REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL

No dia 27 de Fevereiro, na Marinha Grande

Depois de uma recepção na Câmara Municipal da Marinha Grande e de uma visita ao Museu do Vidro, durante a manhã, os conselheiros e os representantes das estruturas descentralizadas (entre as quais a UCATN) debateram e aprovaram o Relatório e Contas relativo a 2009 da CPCCRD. Foram ainda aprovados documentos relativos à Catástrofe na Madeira, ao Dia Internacional da Mulher, às comemorações do Centenário da República, à Confederação Portuguesa do Voluntariado, à Representação Institucional e Enquadramento Jurídico do Associativismo Popular...


ARTISTA DO VIDRO premiado em Torres Novas

Antes da realização do Conselho Nacional da Confederação, houve oportunidade de observar, ao vivo, o artesão Vitor Salgueiro a trabalhar o vidro a maçarico. Numa das salas do Museu estavam expostas algumas das suas obras. Um delas, foi premiada numa das Feiras dos Frutos Secos