30 maio 2011

Uma data importante para o Movimento Associativo



A chuva não estragou o empenho da AGIR.... mas impediu a caminhada




... a nova data da Caminhada contra o Cancro será anunciada mais tarde.

Cinema às Quartas – 8 de Junho 2011

Cineclube de Torres Novas apresenta “Erva do Rato” na Extensão do IndieLisboa 2011


O Cineclube exibirá no Teatro Virgínia pelas 21h30, na próxima quarta-feira dia 8, a extensão do IndieLisboa 2011, com o filme “A Erva do Rato” de Júlio Bressane.
O IndieLisboa é um festival de cinema que exibe alguns dos melhores filmes independentes que se fazem actualmente no mundo inteiro. Terminada a 8ª edição em Lisboa, o festival vai prolongar-se, por todo o país e, este ano pela primeira vez, também vai estar em Torres Novas.
“Herói Independente” é a secção que o IndieLisboa dedica aos cineastas que mais admira, àqueles que trabalham em prol de um cinema totalmente livre de preconceitos, indústrias pesadas, mercados autistas e, sobretudo, de resultados imediatos. Nesta secção, procura dar-se a conhecer o cinema que está mais à margem dos circuitos comerciais em Portugal, da autoria de realizadores que, nunca tendo entrado no sistema, não se tornaram arrogantes, preguiçosos ou carreiristas.
Este ano, o “Herói Independente” foi o realizador brasileiro Júlio Bressane. Apesar de pouco conhecida em Portugal, a sua cinematografia é fundamental na história do cinema brasileiro.
“A Erva do Rato” é o filme mais recente de Bressane (2009) e foi nomeado em 2010, para o prémio de melhor fotografia no Grande Prémio do Cinema Brasileiro.
O realizador explora a relação do homem com a morte e a incompreensível relação que estabelece com os animais, reinventado Machado de Assis com os contos “A Causa Secreta” e “Um Esqueleto”. Ele e Ela caminham por um cemitério à beira-mar. Ela, professora, com o pai morto há apenas três dias, não tem mais ninguém no mundo. Diante de tal situação, Ele propõe-se a cuidar dela enquanto for vivo. Este é o início de uma estranha relação.

25 maio 2011

Em Torres Novas, comemoramos a 28 de Maio


CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLECTIVIDADES DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO
Saudação
Dia Nacional das Colectividades


87º Aniversário da

Confederação Portuguesa
das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto

O dia Nacional das Colectividades, dia 31 de Maio, instituído de acordo com a lei 34/2003 de 22 de Agosto, configura para nós, Dirigentes Associativos Voluntários (DAV), um momento de profundo significado, um momento de festa, de convívio, de trabalho e reflexão. Em jeito de balanço, desafio e coragem para o futuro, no Ano Europeu do Voluntariado, saudamos o Dia Nacional das Colectividades e o 87º Aniversário da nossa Confederação, comemorado por todo o país e estrangeiro, com o seu ponto alto em Estarreja sob o lema "Estarreja.2011 Capital da Associativismo" e congratulamo-nos com o percurso traçado e desenvolvido, neste ultimo ano pela Confederação, Estruturas Descentralizadas e filiadas.

Não conseguimos, plenamente, "fazer o que ainda não foi feito" como nos propusemos há um ano atrás. Não por nossa responsabilidade mas porque quem devia não o fez e quem podia não quis fazer. Impõem-se por isso perguntar: O que faz falta ao Movimento Associativo Popular? O que podemos nós fazer pelo Movimento Associativo Popular?

Se cada uma das nossas estruturas, cada um dos nossos dirigentes, cada um dos nossos parceiros e interlocutores, cada um de nós, estiver disponível para esta reflexão e para, conjuntamente, encontrar novas soluções, teremos um Movimento Associativo Popular ainda mais dinâmico, mais inclusivo, mais sustentável!

Congratulamo-nos com a adesão de novas associadas, com os novos protocolos estabelecidos, com o alargamento de parcerias, com o empenho, benévolo, de tantos voluntários, dirigentes e outros amigos.

Desejamos, a todos, sucesso no desempenho do exercício desta importante missão, não só de intervir mas, fundamentalmente, de tornar o Movimento Associativo Popular num poder cada vez mais forte, mais activo, e reconhecido como parceiro social, numa sociedade profundamente carenciada, sobretudo no domínio dos valores. Sucesso na reafirmação das identidades, na promoção da solidariedade e do bem-estar, no desenvolvimento da participação e de uma democracia activa!

Com votos sinceros de um período de trabalho fértil de realizações que venham ao encontro dos mais altos e legítimos interesses do MAP, em prol do desenvolvimento económico-social de nosso país, saudamos o Dia Nacional das Colectividades, todos os dirigentes associativos e entidades que voluntariamente juntam a sua à nossa voz, a sua à nossa acção!

Viva o Dia Nacional das Colectividades!
Viva o 87º Aniversário da Confederação!
Viva o Movimento Associativo popular!

31 de Maio de 2011

Dia 1 de Junho, a Maior Aula de Judo do Mundo


22 maio 2011

CAMINHADA da ASCENSÃO - MARRUAS 2011


Dia 2/6, Feriado Municipal ; Dia da Ascenção .
Participe na caminhada nas MARRUAS

21 maio 2011

Alcorochel, 29 de Maio


Alcorochel: passeio de cicloturismo

O Grupo de Cicloturismo de Alcorochel realiza no dia 29 de Maio um passeio de cerca de 70 quilómetros. A iniciativa insere-se no projecto “um dia pela vida”, e a inscrições estão abertas até ao dia 27. O passeio sai para a estrada ás 8 horas e a concentração é junto ao Pátio da Rita.
Por: Jornal Torrejano, em: 20-05-2011 12:26:40

20 maio 2011

Riachos: MUSEU DO CINEMA


No domingo, 17 horas, no Virginia

Amanhã, na Quinta da Lezíria, T Novas


Lançamento da 1ª. pedra da sede da UTIARPE (Universidade da Terceira Idade da ARPE)

Amanhã, na Quinta da Lezíria, T Novas

UCATN no facebook

A UCATN criou uma página no Facebook… Juntando esta página, ao blog e ao site, pretendemos aproximar ainda mais e promover o movimento associativo de Torres Novas às pessoas.

De momento, o site do facebook estará em face de testes, para tentarmos compreender como o poderemos dinamizar e qual o impacto que pode ter.

Para receber a nossa informação através do facebook, visite a página:
http://www.facebook.com/pages/UCATN/218000024896838

18 maio 2011

8º ENCONTRO NACIONAL DE CAMPISMO

Dias; 20 /21 e 22 de MAIO NO PARQUE DO ALVORÃO

JOGOS TRADICIONAIS; Visita CULTURAL , NOITE DANÇANTE

34º Grande prémio de Stº ANTONIO - ATLETISMO ZONA ALTA

É já a 4 de JUNHO que se realiza esta tradicional prova atlética .
Consulte o o Regulamento .

Participe no Evento a saudar os nosso atletas !

17 maio 2011

IV CAMINHADA CONTRA O CANCRO


Convite


A AGIR, tal como nos anos anteriores, no dia 28 de Maio de 2011 (sábado), às 17h irá ter a IV CAMINHADA CONTRA O CANCRO com partida e chegada no Jardim das Rosas. É uma caminhada lenta pelas ruas da cidade de Torres Novas essencialmente de sensibilização e prevenção para esta problemática. Este ano iremos ter actividades das 10h às 19h. Durante todo o dia teremos uma tenda de Rastreio na área da saúde (Visão, Audição, Diabetes e Tensão Arterial) aberta a toda a população. Teremos actividades para as crianças, dança e música. Largada de balões no final da caminhada. Convidamos a população a participar neste evento da AGIR com colaboração dos Bombeiros Voluntários de Torres Novas e de alguns dos nossos parceiros e apoiantes. Para a semana daremos mais pormenores deste evento. Fica desde já o convite. As inscrições para a caminhada serão feitas no próprio dia a partir das 10h30 até às 16h. A inscrição é gratuita. Participe e venha para o Jardim das Rosas de t-shirt branca. O Grupo de Ajuda Mútua (GAM) da AGIR "AGIR para Vencer o Cancro) sobreviventes do cancro passa a palavra de ordem "é preciso acreditar e agir"nós acreditamos e com a vosso apoio vamos todos agir na sensibilização e na prevenção.

AGIR - Associação de Reflexão e Intervenção Social
Urbanização da Quinta da Silvã
Avenida do Município Ribeira Grande
Lote 90, R/C Esq.2350-088 - Lapas, Torres Novas
NPC: 50462680
http://agirblog.blogspot.com
agir.tn@gmail.com
Telefone e Fax: 249 813 166 / 913946288

Documentário "Pare, Escute, Olhe" de Jorge Pelicano



Na próxima Sexta-feira, 20 de MAIO às 21h30
No Auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes em Torres Novas

Vai ser exibido o

Documentário "Pare, Escute, Olhe" de Jorge Pelicano

Uma viagem pelo interior do país, com a presença do realizador Jorge
Pelicano, à conversa com eco-escolas, educadores, alunos e público em
geral

Com a organização da Biblioteca Municipal de Torres Novas, chamando as
17 escolas do concelho, para um dia dedicado ao tema da
biodiversidade, irá decorrer no próximo dia 20 de Maio o dia
eco-escolas.

Solicitado a colaborar nesta iniciativa, o Cineclube de Torres Novas,
tratou do agendamento da exibição deste documentário, aberto ao
público em geral e com a presença do Realizador, com que será
encerrado o dia eco-escolas.

16 maio 2011

PEDDY PAPER nas Fontainhas ...

Caminhada com segredos a desvendar , é o convite do Centro Cultural e Recreativo das Fontainhas e Grainho
Dia 29 Contamos convosco ... PARTICIPEM !

15 maio 2011

Uma vitória para o desporto de Torres Novas


Torres Novas Vence Taça do Ribatejo

O clube desportivo de Torres Novas venceu este domingo pela primeira vez a Taça do Ribatejo, o jogo realizou-se em Rio Maior no estadio municipal.

No final dos 90 minutos o jogo estava empatado 1-1 foi necessario recorrer a marcação de grandes penalidades onde o Torres Novas foi mais feliz ao vencer 4-3 fica para a historia a conquista pela primeira vez deste trofeu.


14 maio 2011

Choral Phydellius actua amanhã em Santarém

Santarém: Círculo Cultural Scalabitano organiza “XX Encontro de Coros do Ribatejo”
O Coro do Círculo Cultural Scalabitano organiza, entre os dias 14 e 15 de Maio, o “XX Encontro de Coros do Ribatejo”. Este evento visa divulgar a arte de maestros e cantores dos Coros Ribatejanos, permitindo a integração dos grupos participantes, proporcionando um crescimento técnico, destacando talentos, promovendo o intercâmbio entre artistas e contribuindo, dessa forma para o desenvolvimento da música coral.

É, também, uma oferta cultural que visa reforçar o gosto pela música, criando um espaço de contacto entre melómanos de todas as faixas etárias, captar novos públicos e proporcionar actuações de elevado nível. Outro grande objectivo deste evento é a valorização da música coral ribatejana através da visibilidade dada a vários grupos que residem no Ribatejo. Pretende ser um contributo para a animação cultural da cidade de Santarém, utilizando e valorizando o património edificado enquanto espaço com boas condições para a fruição musical.


A abertura deste fim-de-semana coral tem lugar no dia 14 de Maio (Sábado), pelas 16h00 no Teatro Taborda (Círculo Cultural Scalabitano), com a conferência/debate: “O futuro dos Coros Amadores”, dirigida pelo Professor Doutor José Maria Pedrosa D’Abreu Cardoso (Universidade de Coimbra). Neste mesmo dia, pelas 21h30, decorrerá na Igreja de Marvila um concerto coral com a participação do Coral Polifónico Jubilare de Alcanena, Grupo Coral de Tancos, Orfeão de Almeirim e Orfeão do Entroncamento.


No dia 15 de Maio (Domingo), pelas 15h00, terá lugar no Convento de S. Francisco o concerto de encerramento do XX Encontro de Coros do Ribatejo. Nele participarão o Chorus Auris (Ourém), Coral Canto Firme de Tomar, Orfeão de Abrantes, Choral Phydellius (Torres Novas) e o Coro do Círculo Cultural Scalabitano.
----------------------------
Publicada por O Navegante

Em Torres Novas, a 22 de Maio

08 maio 2011

Eleições legislativas 2011


Caro(a) Colega
Dirigente Associativo

Aproximam-se as eleições para a Assembleia da República. Os partidos Políticos, como garante da pluralidade de ideias e de representação de interesses preparam as suas propostas eleitorais. Vamos mais uma vez ouvir discursos de circunstância acerca da importância da sociedade civil, do voluntariado, do empreendedorismo associativo, etc.

Apesar de todos termos consciência que os partidos e as pessoas que os compõem não serem todas iguais, persiste ainda a duvida se haverá quem de forma séria e responsável veja o MAP como uma força social transformadora. Cremos que sim. Basta olhar para o histórico de apresentação de proposta na Assembleia da República e para as posições que cada partido assumiu nos momentos cruciais. Basta vermos como os vários governos trataram o Movimento Associativo para termos a certeza que não são todos iguais.

Somos homens e mulheres activos na vida cívica - quer associativa quer política - pelo que não deveremos deixar de tomar posição e intervir para mudar o que está mal e impedir que o país se continue a afundar no desinteresse, na abstenção, na falta de participação, na desmotivação social que se reflecte nas áreas económicas e financeiras, mas também culturais e políticas.

Cada um de nós, ao nível da freguesia, do concelho, do distrito ou da região onde está inserido, deverá questionar os candidatos de todos os partidos de forma a trazer para a agenda política da campanha, o Movimento Associativo e tudo o que ele representa no presente e no futuro. Deveremos promover o debate junto dos amigos e colegas que tenham influência partidária, fazer-lhes ver a importância do MAP para o desenvolvimento da economia, para a defesa da identidade e da cultura, para o reforço e aprofundamento da democracia. Deveremos mesmo convidar os candidatos a visitar as nossas colectividades/associações e conhecer de perto os nossos problemas e as nossas propostas.

Recomendando que sejam dadas iguais oportunidades a todos os partidos concorrentes, a Confederação disponibiliza o seu Portal para divulgar iniciativas das filiadas e estruturas descentralizadas que promovam a reflexão e debate junto das candidaturas partidárias.

Vamos mobilizar os associativistas para o voto. Vamos participar activamente para reforçar o Movimento Associativo Popular.

A Direcção da Confederação Portuguesa
das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto
.......................................
Carta enviada pela CPCCRD aos vários partidos

Exmo. Senhor Presidente
(dos vários partidos políticos)

N/Ref: 463/11
Data: 02 de Maio de 2001

Assunto: Carta aos Partidos Políticos concorrentes às Eleições Legislativas de 5 de Junho de 2011

As Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, vulgarmente conhecidas por Movimento Associativo Popular (MAP), são mais de 30.000, dirigidas por mais de 450.000 Dirigentes Voluntários e Benévolos e estima-se que cerca de três milhões de portugueses estejam filiadas neste movimento.

O valor económico deste MAP não foi ainda apurado. Contudo, integrado no 3° Sector da Economia, estima-se que represente cerca de 2,5% do PIB. O trabalho voluntário, não estando igualmente apurado, estima-se que ronde os 740 milhões de euros ano. Se considerarmos os valores movimentados por este MAP, não teremos dúvidas em afirmar que se trata de um contribuinte líquido do Orçamento do Estado.

No plano social, o MAP oferece às crianças, aos jovens, aos adultos em idade activa e aos idosos, um vasto conjunto de actividades culturais, recreativas, desportivas e sociais em todas as áreas das actividades humanas que contribuem decisivamente para a coesão social, o desenvolvimento cognitivo, auto estima, empreendedorismo, qualificações e iniciativa com evidentes vantagens para a vida pessoal e de toda a comunidade.

Não têm faltado os discursos de circunstância em que altos responsáveis políticos valorizam o MAP e o seu papel na sociedade portuguesa. Em alguns casos, os mais esclarecidos, chegam mesmo a admitir que este MAP substitui o Estado em muitas das suas funções e que, como tal, deveria ser mais apoiado.

No entanto, a realidade é bem diferente. O MAP vê-se confrontado com um conjunto de problemas que o ultrapassam e corre o risco de definhar perante tantas dificuldades impostas. A ideologia dominante do egoísmo e individualismo; as relações de trabalho precário; as deslocalizações dos locais de trabalho; os baixos salários; a desregulação dos horários de trabalho; a falta de formação e de qualificação especializada; as exigências absurdas e persecutórias aos dirigentes e às associações; a falta de transparência nos processos de apoio do sector público; a falta de apoios do sector privado por falta de legislação adequada são, entre outros, alguns dos problemas que urge resolver.

As Eleições que se aproximam para a Assembleia da República, surgem aos olhos da sociedade portuguesa em geral e do MAP em particular, como uma oportunidade de cada eleitor, com o seu voto, contribuir para decidir o futuro.

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, legítima representante deste movimento há mais de 87 anos, vem por esta forma, solicitar aos partidos políticos que concorrem às eleições para a Assembleia da República resposta às seguintes questões:

1. Quais os /as Candidatos que apresentam nas vossas listas que têm relação de proximidade ou sensibilidade com este MAP?
2. Como pensa enquadrar este MAP na acção legislativa e ou governativa e que iniciativas pensam tomar?
3. Que pensa fazer para que seja cumprida a lei 34/2003 de 22 de Agosto por parte do futuro Governo?
4. Que pensa fazer quanto à tendência de agravamento da aplicação do Sistema de Normalização Contabilística e do Código Contributivo para o Sector não lucrativo?
5. Que pensa fazer quanto à aplicação das normas europeias que traduzidas em leis nacionais agravam as acções inspectivas da ASAE, IGAC, IDP e Finanças junto do MAP?
6. Que pensa fazer quanto à representação do MAP no CES, CND, CNPV e CNES enquanto Parceiro Social de acordo com a lei 34/2003 de 22 de Agosto?
7. Que pensa fazer quanto à formação e qualificação dos Dirigentes Associativos Voluntários?
8. Que pensa fazer quanto ao regime de apoios públicos e necessária transparência de processos?
9. Que pensa fazer quanto à necessária lei do Mecenato para que os mecenas possam apoiar com transparência e dignidade o MAP?
10. Que pensa fazer para que Portugal tenha de facto uma base dados do MAP, suas características, seu património, seus recursos humanos e seu valor económico realmente reconhecido?

No próximo dia 31 de Maio, comemora-se o Dia Nacional das Colectividades. As Comemorações deste importante dia terão o seu ponto alto no dia 29 de Maio em Estarreja. Nessa altura, contamos informar o MAP de todo o país das respostas entretanto recebidas. Estamos certos que poderemos contar com a resposta do vosso Partido.

Antecipadamente gratos, aceite os melhores cumprimentos
O Presidente da Direcção

07 maio 2011

Em Estarreja, dias 28 e 29 de Maio


Comemorações Nacionais do
DIA NACIONAL DAS COLECTIVIDADES

05 maio 2011

Exposição no Átrio do Hospital de Torres Novas

De 4 a 18 de Maio, trabalhos do Atelier de Pintura de Vila Nova da Barquinha


03 maio 2011

01 maio 2011

Hoje, 1 de Maio, Dia do Trabalhador e Dia da Mãe

Cineclube, 11 de Maio, apresenta

Música de Câmara, 8 de Maio

Na UDR ZONA ALTA: novos Órgãos Sociais


Lista dos Corpos Gerentes da U. D. R. Zona Alta / Torres Novas Biénio 2011/2013

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: José Eduardo Marques Rodrigues Formigo
Vice Presidente: Arsénio Joaquim Bruno Fazenda
Secretário: Vítor Emanuel Estrela Cruz

CONSELHO FISCAL
Presidente: Mário Fernando Dias
Vice Presidente: António Rodrigues Pedro
Secretário: António Lavado Mendes

DIRECÇÃO
Presidente: José Cândido Gonçalves Gomes
Vice Presidente: Paulo Alexandre dos Prazeres Mota Pereira
Tesoureiro: José Rodrigues Cabeleira
1º Secretário: Carlos Leonel Claro dos Reis
2º Secretário: Ana Maria dos Santos Gomes Morte
Vogal: José João Coelho Canastra
Vogal: José Joaquim Berrucho Crispim
Vogal: Fernando Manuel Aires Simões
Vogal: Emília Gomes Gonçalves Duarte

DIRECTORES DAS MODALIDADES
Atletismo: Luís Miguel Ferreira Sénica
Basquetebol: Sónia Margarida Cunha Almeida Martins
Ginástica: António Manuel dos Santos Sousa
Tiro com Arco: Mário Fernando Vieira Joaquim

COMISSÃO DE OBSERVAÇÃO
Ruben Alexandre Nuno Rodrigues
Diogo Antunes Cardoso Gomes
António Pedro Cunha Almeida Martins
Francisco Silva Nobre

MODALIDADES
Atletismo: Raul Augusto Mendes dos Santos
Carlos Alberto Marzia Baptista

Basquetebol: Vera Maria Simões Ramos Ribeiro
Luís Miguel da Conceição Esteves
Victor Jorge Ribeiro Alves

Karaté: Filipe Manuel Carvalho Nogueira
Arlindo Paulo dos Reis Aguiar

Tiro c/ Arco: Helena Maria de Jesus Santos

Xadrez: José Eduardo dos Santos Tomás

COMISSÃO PRÓ SEDE
José Eduardo Marques Rodrigues Formigo
Mário Fernando Dias
António Pedro Duarte dos Santos Morte
Célia Maria da Silva Mendes