Mostrar mensagens com a etiqueta SMUT. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta SMUT. Mostrar todas as mensagens

06 janeiro 2013

E O TEMPLO, FOI PEQUENO ! *Concerto de Reis nas Lapas *

A SOCIEDADE MUSICAL  UNIÃO E TRABALHO 
proporcionou ao público presente um excelente concerto,
 e aproveitou para apresentar o grupo  Musical Juvenil da Colectividade . 



  Membros da actual direção exortaram os presentes com  novos eventos e agradeceram a colaboração da junta de freguesia, da população lapense 
e do público em geral.




24 outubro 2011

91 anos da SMUT

A SMUT realizou ontem, 23 de Outubro, o concerto do 91º aniversário nas Lapas. Na data do evento foi dado a conhecer aos sócios e à população o espaço exterior da nova sede.


12 setembro 2010

SMUT em Festa - apontamento dia 12/9/2010

Durante três dias decorreu nas Lapas à festa da SMUT.
No Domingo , estiveram em Concerto
a Banda da Academia Musical de Arazede - Montemor- o- Velho - Coimbra
e a banda da SMUT.
Os lapenses marcaram presença em grande número e pela noite dentro abrilhantaram o arraial Os "Xarepa band"



09 setembro 2010

SMUT em Festa

É já nos dias 10, 11 e 12 de Setembro
vá até às LAPAS !

16 julho 2010

Caminhada nas Lapas, SMUT


10 maio 2010

Caminhada nas Lapas, SMUT


O dia acordou muito cinzento, com ameaça de chuvada a qualquer momento, mesmo assim, um grupo de caminhantes de Lapas arriscou fazer o passeio.
Devido às condições climatéricas, o percurso previsto teve de ser cancelado e improvisado um novo. Assim, na nova caminhada foi mais curta, deu-se privilégio às estradas de alcatrão em zonas predoninantemente urbanas.

03 maio 2010

Caminhada nas Lapas, SMUT

Domingo, 9 de Maio
9.30 horas
Largo do Poço

04 abril 2010

SMUT na Procissão do Senhor Morto

A "procissão do Senhor Morto" em Lapas um eventos mais enraizados na cultura de Lapas e provavelmente um dos peculiares no concelho. A procissão realiza-se sempre na noite da sexta-feira Pascoa, onde a imagem do Cristo percorre uma Via-sacra, que tem a característica de ser montada por populares durante o dia. Existem 10 cruzes, que representam as várias Estações da Via-Sacra, cada uma deles é trabalhada e personalizada por residentes das ruas ou bairros típicos onde as cruzes são colocadas. O alecrim está espalhado pelo chão, a escuridão toma a aldeia que fica coberta de velas. Uma imensa multidão acompanha o calvário do Senhor e as ruas ficam cheias de populares, por mera curiosidade ou devoção, ninguém fica indiferente.

Como é tradição, dentro da tradição, a banda da SMUT deu sonoridade à procissão.
Por fim o alecrim é queimado, as crianças saltão a fogueiras… as cruzes são guardadas, para o ano há mais. O dia seguinte é sábado e nas ruas não há testemunhos físicos das procissão do dia anterior.

18 fevereiro 2010

Carnaval na SMUT - Lapas


No passado dia 16 de Fevereiro, a SMUT festejou o carnaval em Lapas. A iniciativa começou pelas 15 horas na sede da colectividade, houve a actuação dos “Pauliteiros de Lapas”, a música teve a cargo de Carlos Faria, baile, dançarico, muitas rizadas e boa disposição. Os tradicionais petiscos, bolos e bebidas para aquecer o ambiente de um tarde fria de Carnaval.

20 janeiro 2010

SMUT - Concerto de Reis

Como já vê a ser hábito, no dia 10 de Janeiro, a banda da SMUT voltou a realizar o concerto de Reis tendo como cenário o interior da igreja das Lapas.

À imagem do passado ano de 2009, a igreja foi pequena para acolher todas as pessoas que queriam assistir ao concerto. O reflecte a importância da colectividade para as gentes da aldeia.

Os pormenores do concerto podem ser lidas mais detalhe na página da SMUT em:
http://smutlapas.blogspot.com/2010/01/concerto-de-reis-2010-smut.html

11 maio 2009

Imagens da caminhada nas Lapas




Organizada pela SMUT, decorreu a caminhada AGITA PORTUGAL a 10 de Maio de 2009

03 maio 2009

CAMINHADA nas LAPAS

Com organização da SMUT, realiza-se  no Domingo a 10 de Maio uma caminhada  nas  LAPAS 

28 março 2009

SMUT- nova associada / Teatro Meia Via -Prémio

SMUT - nova associada da UCATN

A então chamada Academia Musical União e Trabalho foi fundada em 18 de Outubro de 1920. Em Maio de 1930 mudou de nome para Sociedade Musical União e Trabalho.

Actualmente, a SMUT tem uma direcção bastante jovem, fruto da sua formação musical e humana. Tem como principal actividade a Banda de Música, composta essencialmente por instrumentos de sopro de madeira e metal e percussão. A própria banda é composta por muitos jovens. Tem também uma Escola de Música, fundamental para o reforço da Banda. De notar que a SMUT apoia gratuitamente os músicos no fardamento e na formação musical.

*********************************************

TEATRO MEIA VIA-Associação Cultural de Torres Novas

VENCEDOR DO 5º. FESTIVAL NACIONAL

DE TEATRO DE AMADORES


O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, venceu o 5º. Festival Nacional de Teatro de Amadores 2009, que se realizou entre 30 de Janeiro e 28 de Fevereiro, na Póvoa de Lanhoso, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso e da ANTA (Associação Nacional de Teatro de Amadores).

A associação , apresentou a peça “Felizmente há Luar”, da autoria de Luis Sttau Monteiro, com encenação de Elsa Vieira, que mereceu uma menção honrosa. A Carlos Maia, foi atribuído o prémio de melhor interpretação masculina.

********************

ASSENTIS - 1º. Festival

“Sopas de Cá”

O Centro Recreativo e Cultural de Santo António de Assentis realiza este domingo, 29 de Março, o 1º. Festival “Sopas de Cá”. Os visitantes, pelo preço de 5 euros, receberão uma tijela e uma colher, material essencial para provarem as sopas.

18 fevereiro 2009

SMUT


UCATN reuniu com a SMUT

Dando continuidade aos contactos com as colectividades e associações do Concelho de Torres Novas, elementos da Direcção da UCATN reuniram com dirigentes da SMUT (Sociedade Musical “União e Trabalho”), na Sede desta, nas Lapas, no passado dia 16 de Fevereiro.

Para além da troca de informações sobre a actividade associativa torrejana, foram definidas algumas áreas de colaboração futura

28 julho 2008

ENTENDIMENTO NAS LAPAS

Nas LAPAS, houve entendimento entre a Sociedade Filarmónica “União e Trabalho” e Fábrica da Igreja.

Depois da Assembleia Geral da SMUT que se realizou no passado dia 5 de Julho,onde foi decidido colocar a Fábrica da Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Lapas, em Tribunal, dias depois o advogado da SMUT recebeu um fax dando conta que a Fábrica da I reja anulava a escritura por usucapião do edifício onde funciona a Sede da prestigiada colectividade das Lapas.

Perante estas novidades a SMUT decidiu não colocar a Fábrica da Igreja em Tribunal e vai agora estudar a hipótese de ela própria avançar para a tomada de posse do edifício por usucapião, pois tem sido esta colectividade que desde os anos cinquenta ocupa o edifício.

21 abril 2008

Saudação ao 34º Aniversário do 25 de Abril

Aprovada no Conselho Nacional – reunido em MIRA a 12 de ABRIL


Comemorar Abril é recordar os jovens capitães(...)Ver documento no Site da CPCCRD







*********************************************************
Fados nas Grutas das Lapas


No dia 19 de Abril, a SMUT de Lapas realizou uma noite de fados que teve como pano de fundo as grutas de Lapas. O fado foi tocado e cantado ao mesmo tempo que os espectadores jantavam uma bela sopa com feijões à moda das Lapas, seguidas as petingas no forno, pão caseiro, queijo fresco e o tradicional arroz doce.
O espectáculo que começou por volta das 21:30, seguiu pela noite dentro e sem se dar conta do tempo a passar, acabou pela madrugada…