10 setembro 2009

TIRO COM ARCO- Zona Alta - Novo Campeão


Thomas Protásio sagra-se Campeão do Mundo de tiro com Besta

Thomas Protásio, 16 anos, atirador da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta de Torres Novas, sagrou-se Campeão do Mundo de tiro com Besta. O atleta torrejano esteve em grande no 4º Campeonato do Mundo de Tiro com Besta (WCSA World Target Championships 2009), organizado pela Federação dos Arqueiros e Besteiros de Portugal e o Clube de Arqueiros e Besteiros do Entroncamento que decorreu no Parque Desportivo do Bonito, de 31 de Agosto a 5 de Setembro. O jovem torrejano conquistou duas medalhas de ouro individuais (Field e Forest Round), uma medalha de prata por equipas e bateu quatro recordes do mundo de Tiro com Besta.

O primeiro título de Campeão do Mundo foi conquistado depois da prova Field. 60 virotons (setas) são disparados para alvos distantes de 35, 45 e 55 metros. No final de dois dias de prova a primeira medalha de ouro foi conquistada no escalão de júnior e uma medalha de prata por equipas.

No sábado, dia 5, depois de duas provas “Forest Round” (percurso de simulação de caça com 24 alvos com distancias desconhecidas no parque do Bonito no Entroncamento) Thomas Protásio conquistou mais uma medalha de ouro. De salientar que é a primeira vez que um atleta português vence o Campeonato do Mundo de Tiro com Besta e bate quatro recordes do mundiais a nível de pontuação.

Transcrição de “ o Mirante “