20 março 2012

Montepio Nossa Senhora da Nazaré vai assinalar os 150 anos


Até há poucos anos o Montepio Nossa Senhora da Nazaré não passava dos cento e poucos sócios. Hoje, muito por força do impulso que recebeu do seu novo projeto na área dos cuidados médicos, o número de sócios aumentou até aos 1840 em poucos anos. Por pouco o número não coincide com a data da sua fundação, em 1862, mas por certo em breve se irá alcançar.


De forma a comemorar os 150 anos da associação mutualista, o Montepio vai realizar um conjunto de iniciativas que passam pela edição de um livro com a história da associação, da autoria do Professor António Mário; vai realizar uma exposição de artes plásticas, de trabalhos feitos pelos associados do Montepio; vai realizar uma sessão solene no Teatro Virgínia a 2 de junho que contará com a presença de diversas individualidades e com a participação do Choral Phydellius e Banda Operária Torrejana; vai realizar uma mostra documental e iconográfica sobre a construção do Teatro Virgínia – que foi iniciativa do Montepio com projeto do arquiteto Schiapa.


Para Trincão Marques, o Presidente da associação, os 150 anos são um marco, mas também «uma oportunidade para mostrar a atualidade do projeto» que passa pela prestação de cuidados de saúde aos associados. «Nos tempos atuais e com o acréscimo das dificuldades no acesso à saúde este projeto assume um papel cada vez mais importante», disse ainda Trincão Marques. Aliás, sublinhou, a sua importância «encontra reflexo no aumento de número de associados, que já vai em mais de 1800».