30 junho 2012

Opinião

O valor económico do trabalho dos voluntários no desporto

O desporto nunca deixou de se situar na esfera do económico. Naturalmente que essa situação não assumiu sempre os mesmos contornos, e evolui de acordo com a transformação da sociedade no seu todo.

A prática desportiva, logo que começou a desenvolver-se, sempre se relacionou com o mercado (material, instalações, equipamentos, etc.), o profissionalismo (encapotado ou não) e o desempenho de funções sociais precisas (criação de «imagem», afirmação internacional, relações com o político, etc.).

Todavia, esta relação adquire uma nova configuração a partir dos finais da década de setenta do século XX, passando a influenciar mais ou menos marcadamente cada clube, de acordo com as características de cada um. O risco de as finalidades essenciais do clube e do desporto sofrerem uma profunda alteração, de sentido negativo, passou por isso a ser a realidade na medida em que se perdia muito do essencial que tinha levado à sua constituição.

Não é possível, no presente, deixar de concordar com a afirmação «de que a economia provoca ressonâncias profundas sobre a própria concepção do desporto e da sua organização». Isto significa que as relações do desporto com o dinheiro não são neutras naquilo que diz respeito, entre outros aspectos, à estrutura associativa.

A controvérsia é tão intensa por toda a Europa, que ainda não se conseguiu fechar de forma satisfatoriamente conclusiva, apesar de ter percorrido praticamente todo o século XX. Por exemplo, o debate sobre as estruturas jurídicas que o clube que se dedica ao espectáculo desportivo personalizado deve assumir, continua em aberto. A decisão de criar as «sociedades desportivas» (SAD) não deve ser entendida como tendo constituído acto final deste processo. A realidade ainda não demonstrou qual o seu real valor e muitos formulam justas dúvidas sobre se constituiu, de facto, com as características apresentadas, solução para a «empresa do espectáculo desportivo» especialmente quando referida a nova «indústria do futebol». Para os «outros» clubes a questão é ainda mais complexa e a solução parece ainda mais longínqua para aqueles que não aceitam de boa mente a sua desaparição da sociedade.

No 1.º caso as leis do mercado passaram a condicionar completamente o funcionamento do clube, verificando-se um conjunto de fenómenos que, lenta mas inexoravelmente, alteraram o seu significado social e cultural, transformando-os num monumental negócio em que alguns exploram o «amor clubista» ou («clubite», essa doença irracional do desporto) em seu proveito.

A influência desta situação sobre a «ética desportiva» (como se o desporto possuísse uma ética própria diferente da ética geral) é bem visível. O lançamento das campanhas do «Espírito Desportivo» e do «Fair Play», mais não traduzem do que a profunda contradição criada entre aquela visão e o significado real da prática do desporto e do funcionamento do clube. Diga-se de passagem que estas «campanhas» para além de traduzirem aquela contradição, constituem formas, normalmente bastante incipientes de encobrir a própria contradição e de «branquear» a sucessão de escândalos que se sucedem dentro e fora do campo e que constituem a negação do próprio «espírito desportivo».

Estes elementos não podem deixar de ser convocados, ainda que de forma rápida e sintética, na medida em que a definição do valor económico do dirigente desportivo passa, inevitavelmente, pela sua compreensão plena. De facto, este processo assume importância decisiva em relação ao clube popular, na medida em que, se esse esclarecimento não existir, ele terá tendência em copiar o modelo que certas forças sociais procuram impor a toda a sociedade.

Em Portugal não existe ainda qualquer estudo sério sobre a questão. Por isso, só se pode partir de conjunturas e da especulação emergente da experiência do autor. Num País em que o conhecimento do número de clubes, o número de dirigentes e respectivas funções, número de horas dedicadas à actividade, etc., é inexistente, mais não se pode fazer do que empreender uma análise a partir de estudos idênticos realizados em países de realidade social semelhante, com a única finalidade de levantar pistas de reflexão.

Em 1990, o Comité Nacional Olímpico Desportivo de França «calculou que a contribuição anual dos benévolos desportivos seria de 300 milhões de horas de trabalho efectuado gratuitamente, enquanto que, a título de comparação, o sector da mecânica totalizava na mesma altura 867 milhões de trabalho realizado por 683 000 assalariados». Os cálculos do CNODF foram realizados da seguinte forma: 6 h /semana de trabalho (em média) por dirigente benévolo, durante 45 semanas/ano, o que nos aproxima das tais 300 milhões de horas. Em termos de emprego este valor representaria 125 000 postos de trabalho. Se cada hora de trabalho fosse valorizada a 35 francos (valor de 1985) atingir-se-ia a soma de 8 bilhões de francos (o orçamento do Ministério da Juventude e Desporto era, na altura, de um bilhão de francos).

A. Melo de Carvalho