17 março 2013

Na AGIR

Dia da Mulher assinalado na AGIR

15 de Março de 2013. Etiquetas: Região, Sociedade.
Sábado, 9 de março, realizou-se na AGIR, Associação de Reflexão e Intervenção Social, um jantar de celebração do Dia da Mulher assinalado na sexta-feira anterior.
Cerca de três dezenas de pessoas participaram neste jantar, na sede da AGIR, na Quinta da Silvã, sendo na maioria sócios da instituição.
Alguns homens e crianças juntaram-se ao jantar onde as senhoras estavam em maioria.
No decorrer do animado convívio foi evocado o significado e a origem da celebração do Dia Internacional da Mulher e realçada a importância de, apesar do seu aumento, cada vez mais se justificar, com pleno direito e igualdade, a participação das mulheres na vida social, política e económica das comunidades locais e no país.
Foi Guilherme Pinto quem primeiro tomou a palavra, para explicar antes de mais a origem deste dia.
No ano de 1857, um grupo de operárias de uma fábrica de Nova Iorque entrou em greve, ocupando a fábrica onde trabalhavam.O protesto tinha por base a redução dos seus horários de 16 horas para 10 horas diárias. Estas operárias, com a sua greve, queriam também revindicar o seu salário, que na altura era menos um terço do dos homens.
Durante a manifestação, um incêndio deflagrou no interior da fábrica e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, declarou-se numa conferência internacional de mulheres, na Dinamarca, que o 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às operárias que morreram no incêndio.
Anos mais tarde, em 1977, as Nações Unidas resolveram adotar o Dia Internacional da Mulher para celebrar todas as conquistas obtidas pelas mulheres.
Célia Ramos (Almonda)