15 janeiro 2010

Cineclube de Torres Novas assinala 50 anos com 50 iniciativas

O Cineclube de Torres Novas comemora em 2010, 50 anos de história. Para assinalar a efeméride, a associação vai desenvolver 50 actividades, que pretendem ser um pouco o reflexo da história do Cineclube e do próprio cinema, da qual não se pode dissociar.

O programa de comemorações do Cineclube, que se desenvolve ao longo de todo o ano de 2010, foi apresentado em conferência de imprensa por Nuno Guedelha, presidente do Cineclube há 12 anos, no sábado, 9 de Janeiro. A marcar o arranque das festividades, está a projecção do filme ”Aurora”, amanhã, sábado, dia 16, pelas 21h30, no Teatro Virgínia. ”Tal como a história do Cineclube tem um início, também quisemos começar as nossas comemorações simbolizando o início de tudo, por isso propomos uma viagem ao início da história do cinema”, contou Guedelha. Considerado um dos mais belos filmes de toda a história do cinema, ”Aurora” era musicado ao vivo quando em 1927 apareceu nas salas de cinema. Também em Torres Novas o filme mudo será acompanhado ao vivo pela Orquestra Laúdano. Nuno Guedelha apela à comparência de todos naquela que será uma oportunidade única de ver, mais de 80 anos depois do aparecimento do filme, a cópia restaurada do filme, musicado por uma excelente orquestra.
Mas o programa não fica por aqui. Lembrando também o que eram as sessões de cinema promovidas pelo velhinho Cineclube, as habituais sessões de cinema de quarta-feira, no Teatro Virgínia, terão este ano uma novidade: todas elas serão seguidas de uma conversa crítica e de análise das temáticas abordadas, por personalidades reconhecidas nas áreas. Uma iniciativa que acontecerá ao longo de todo o ano de 2010, todas as quartas-feiras às 21h30.

A reabertura da sede é o momento alto destas comemorações: ”Reestruturada e totalmente recuperada, será um dos marcos destas comemorações de que mais nos podemos orgulhar e que certamente poderão garantir o futuro”, disse Guedelha, lembrando que mais do que festejar os 50 anos que passaram, a actual direcção pretende apostar na continuidade por outros 50.

Abril será marcado nas comemorações pela estreia de uma nova produção Cineclube. Filmado há cerca de 60 anos, mas nunca terminado, o documentário sobre o 25 de Abril em Torres Novas, que reúne em torno de uma mesa homens que contribuíram para a dinamização do movimento associativo em Torres Novas, será apresentado por altura da efeméride.

Lembrar Vasco Granja, com uma exposição de homenagem na Biblioteca Municipal, retomar as sessões de leitura, poesia e música, sessões de cinema ao luar e a realização de um jantar de aniversário, onde será lembrado o trabalho dos anteriores dirigentes da associação, são outros dos marcos comemorativos dos 50 anos do Cineclube.

Outros dos pontos altos das comemorações acontecem em Maio e Setembro, com a realização de mostras de cinema italiano e japonês, numa iniciativa na qual não faltarão outros elementos de cultura destes dois países. Duas iniciativas só conseguidas através do trabalho conjunto dos quatro cineclubes do distrito de Santarém. As comemorações terminarão em Dezembro, com um espectáculo surpresa.

Por: Inês Vidal (in Jornal Torrejano 15.1.2010)