10 agosto 2010

Gala do Desporto/Cem Desportistas, Cem Anos da República

(Informação remetida pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto - CPCCRD)
Vai a CDP - Confederação Desporto de Portugal - realizar a Gala do Desporto no próximo dia 16 de Novembro, no Casino Estoril.

Como é habitual, a Gala é subordinada a um tema. Assinalando-se em 2010 o Centenário da Implantação da República, entendeu a Direcção da Confederação do Desporto de Portugal homenagear as figuras ligadas ao Desporto que mais se destacaram desde a data histórica do 5 de Outubro da 1910.

Sem prejuízo de contactos que ainda decorrem com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República para dar ainda uma maior abrangência à Gala do Desporto de 2010, podemos avançar que o tema deste ano será:" Cem Desportistas, Cem Anos da República".

Aquele número de homenageados, propositadamente escolhido para criar uma maior conexão com a efeméride histórica, obriga a uma alteração no alinhamento da Gala uma vez que ele se enquadra no tradicional momento em que a CDP, em parceria com as federações desportivas, homenageia os desportistas por estas indicados.

Para além disso não considerámos justo que, pelo facto de o desporto nacional homenagear uma figura ímpar de uma qualquer modalidade, olvidasse outra, ou outras, também de primeira grandeza dessa mesma modalidade.

Assim, este ano excepcionalmente, vimos com aquele propósito, solicitar a V. Exa. a indicação do nome de desportistas, e não apenas de um único desportista, que tenha prestado relevantes serviços à sua modalidade ou ao Desporto em geral.

Tendo em consideração do que foi a realidade desportiva nacional ao longo dos últimos cem anos é natural que algumas modalidades sintam necessidade de indicar diversos nomes.

Pretendemos também ser o mais abrangente possível não nos restringindo a notáveis praticantes desportivos mas também a todos aqueles que, com o seu labor, contribuíram para construir o desporto nacional que hoje temos. Deste modo procuramos também, para além dos atletas, os técnicos, dirigentes, políticos ou jornalistas que no seu entender prestaram relevantes serviços à causa desportiva.

Os nomes avançados irão constar numa listagem que irá ser submetida à apreciação dos Órgãos Sociais da CDP, para a selecção das cem figuras da República na área desportiva.

Solicitamos, assim, que a indicação dos nomes, com um breve currículo justificativo, seja feita para os serviços da CDP até ao dia 30 de Setembro
.