23 abril 2011

23 de Abril: DIA MUNDIAL DO ESCUTISMO


O nascimento do escutismo deu-se basicamente em 1901, quando Baden-Powell, o seu pioneiro, regressou a Inglaterra, vindo da guerra de Índia e África, onde era oficial de cavalaria.

Baden-Powell, aproveitou as suas experiências na Índia e em África, para ajudar os jovens da sua Pátria, reunindo uma biblioteca especial de livros sobre educação de rapazes através dos tempos.

No Verão de 1907, quis pôr em prática as suas ideias e levou um grupo de 20 rapazes para a Ilha de Browisea, realizando assim, o 1º acampamento escutista, sendo este um êxito. Nos primeiros meses de 1908, publicou em seis capí­tulos quinzenais, ilustrados por ele próprio, o seu manual de instrução escutista “Escutismo para rapazes”.

O seu livro afectou de forma positiva todos os rapazes do mundo inteiro e quando as suas obras apareceram em livrarias e quiosques, começaram a formar-se grupos escutistas em todo o mundo.

Em 1920, teve lugar o 1º Jamboree Mundial (reunião internacional escutista), em Inglaterra. Na última noite do Jamboree, 6 de Agosto de 1920, Baden-Powell foi proclamado “Escuteiro Chefe Mundial” pela multidão de rapazes que o aclamavam.

Aos oitenta anos de idade mudou-se juntamente com a sua mulher para o Quénia, onde faleceu a 8 de Janeiro de 1941, com 83 anos. Actualmente existem cerca de 16 milhões de membros desta fraternidade mundial que tem como objectivo ajudar os jovens a atingir todo o potencial fí­sico, intelectual e espiritual. O lema do escutismo mundial reflecte as iniciais do seu fundador: “Be Prepared” (estejam preparados).