30 maio 2011

Cinema às Quartas – 8 de Junho 2011

Cineclube de Torres Novas apresenta “Erva do Rato” na Extensão do IndieLisboa 2011


O Cineclube exibirá no Teatro Virgínia pelas 21h30, na próxima quarta-feira dia 8, a extensão do IndieLisboa 2011, com o filme “A Erva do Rato” de Júlio Bressane.
O IndieLisboa é um festival de cinema que exibe alguns dos melhores filmes independentes que se fazem actualmente no mundo inteiro. Terminada a 8ª edição em Lisboa, o festival vai prolongar-se, por todo o país e, este ano pela primeira vez, também vai estar em Torres Novas.
“Herói Independente” é a secção que o IndieLisboa dedica aos cineastas que mais admira, àqueles que trabalham em prol de um cinema totalmente livre de preconceitos, indústrias pesadas, mercados autistas e, sobretudo, de resultados imediatos. Nesta secção, procura dar-se a conhecer o cinema que está mais à margem dos circuitos comerciais em Portugal, da autoria de realizadores que, nunca tendo entrado no sistema, não se tornaram arrogantes, preguiçosos ou carreiristas.
Este ano, o “Herói Independente” foi o realizador brasileiro Júlio Bressane. Apesar de pouco conhecida em Portugal, a sua cinematografia é fundamental na história do cinema brasileiro.
“A Erva do Rato” é o filme mais recente de Bressane (2009) e foi nomeado em 2010, para o prémio de melhor fotografia no Grande Prémio do Cinema Brasileiro.
O realizador explora a relação do homem com a morte e a incompreensível relação que estabelece com os animais, reinventado Machado de Assis com os contos “A Causa Secreta” e “Um Esqueleto”. Ele e Ela caminham por um cemitério à beira-mar. Ela, professora, com o pai morto há apenas três dias, não tem mais ninguém no mundo. Diante de tal situação, Ele propõe-se a cuidar dela enquanto for vivo. Este é o início de uma estranha relação.