25 maio 2011

Em Torres Novas, comemoramos a 28 de Maio


CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLECTIVIDADES DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO
Saudação
Dia Nacional das Colectividades


87º Aniversário da

Confederação Portuguesa
das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto

O dia Nacional das Colectividades, dia 31 de Maio, instituído de acordo com a lei 34/2003 de 22 de Agosto, configura para nós, Dirigentes Associativos Voluntários (DAV), um momento de profundo significado, um momento de festa, de convívio, de trabalho e reflexão. Em jeito de balanço, desafio e coragem para o futuro, no Ano Europeu do Voluntariado, saudamos o Dia Nacional das Colectividades e o 87º Aniversário da nossa Confederação, comemorado por todo o país e estrangeiro, com o seu ponto alto em Estarreja sob o lema "Estarreja.2011 Capital da Associativismo" e congratulamo-nos com o percurso traçado e desenvolvido, neste ultimo ano pela Confederação, Estruturas Descentralizadas e filiadas.

Não conseguimos, plenamente, "fazer o que ainda não foi feito" como nos propusemos há um ano atrás. Não por nossa responsabilidade mas porque quem devia não o fez e quem podia não quis fazer. Impõem-se por isso perguntar: O que faz falta ao Movimento Associativo Popular? O que podemos nós fazer pelo Movimento Associativo Popular?

Se cada uma das nossas estruturas, cada um dos nossos dirigentes, cada um dos nossos parceiros e interlocutores, cada um de nós, estiver disponível para esta reflexão e para, conjuntamente, encontrar novas soluções, teremos um Movimento Associativo Popular ainda mais dinâmico, mais inclusivo, mais sustentável!

Congratulamo-nos com a adesão de novas associadas, com os novos protocolos estabelecidos, com o alargamento de parcerias, com o empenho, benévolo, de tantos voluntários, dirigentes e outros amigos.

Desejamos, a todos, sucesso no desempenho do exercício desta importante missão, não só de intervir mas, fundamentalmente, de tornar o Movimento Associativo Popular num poder cada vez mais forte, mais activo, e reconhecido como parceiro social, numa sociedade profundamente carenciada, sobretudo no domínio dos valores. Sucesso na reafirmação das identidades, na promoção da solidariedade e do bem-estar, no desenvolvimento da participação e de uma democracia activa!

Com votos sinceros de um período de trabalho fértil de realizações que venham ao encontro dos mais altos e legítimos interesses do MAP, em prol do desenvolvimento económico-social de nosso país, saudamos o Dia Nacional das Colectividades, todos os dirigentes associativos e entidades que voluntariamente juntam a sua à nossa voz, a sua à nossa acção!

Viva o Dia Nacional das Colectividades!
Viva o 87º Aniversário da Confederação!
Viva o Movimento Associativo popular!

31 de Maio de 2011