06 agosto 2011

FUNGALVAZ: melhoria nas instalações associativas, e festas no próximo fim de semana

Fungalvaz inaugurou novos balneários da colectividade


Passados 21 anos da construção do ringue, a Casa Recreativa e Cultural de Fungalvaz, situada na aldeia mais a Norte do concelho de Torres Novas, inaugurou finalmente os balneários de apoio aquele equipamento desportivo. presidente da junta de freguesia de Assentis, José Conde, acompanhado por elementos da direcção, descerrou a placa comemorativa no domingo, 24 de Julho, mediante a presença de muitos populares que se associaram à cerimónia.
A obra, iniciada há cerca de três anos, teve o apoio da Junta, que cedeu os materiais. Tem o valor de 40 mil euros e é composta por cinco balneários (quatro para equipas e um para o árbitro) e uma casa de banho. Os trabalhos foram executados pelos membros da direcção e alguns sócios, muitas vezes ao domingo de manhã, depois de uma noitada na discoteca ou numa festa. Apenas os acabamentos foram executados por profissionais.
Com os novos balneários, pretende-se agora dinamizar mais a colectividade, realizando torneios de futsal, ainda que apenas durante o dia, já que a instalação eléctrica não aguenta os ultrapassados holofotes de 1500 wats, sendo necessário a sua substituição por equipamentos de menor consumo.
No dia da inauguração, os balneários foram usados pela primeira vez para a realização de um jogo entre solteiros e casados, que os mais velhos ganharam por 7-4.
No presente mandato, que ter¬mina em Novembro, a direcção da colectividade renovou também as casas de banho e a sala de jogos, estando ainda à espera de uma promessa da câmara municipal para substituir o telhado de todo o edifício, em chapas de fibrocimento.

Festa a Ferro e Fogo
A tradicional festa de Verão de Fungalvaz está marcada para 12, 13, 14 e 15 de Agosto. Ponto de encontro anual para muitos filhos da terra, os festejos arrancam na sexta-feira com a música de Élsio Nunes e dos The Peorth. No sábado, Paulo Marçal abre o bailarico e depois a banda Ferro e Fogo volta ao palco onde se estreou na região no início dos anos 80 para mais uma noite de guitarradas estridentes.
No domingo realiza-se a habitual missa seguida de procissão pelas ruas da aldeia e à noite sobem ao palco Rui Feliciano e a banda Trotil. Na segunda-feira, Paulo Marçal regressa para encerrar a festa. N.M.(O Riachense)