24 abril 2015

OUTEIRO GRANDE, 2 e 3 Maio

Festa da Flor

        A Festa da Flor, em Outeiro Grande realizada no primeiro fim-de-semana do mês de maio, teve origem na antiga Roma que promovia em louvor da Deusa Natureza e a Igreja Católica adotou. Esta festividade continua a assumir-se como um dos mais marcantes momentos da vida comunitária da localidade. Ao indispensável arraial, às tendas de venda de petiscos e bebidas e à animação musical dos artistas e dos conjuntos, juntam-se os jogos tradicionais e a deslumbrante presença das indispensáveis flores.
        Anualmente, na habitual quermesse sorteiam-se os pequenos objetos de uso doméstico, centenas de vasos com flores, oferecidos pela população, inundam de cor e perfumes as instalações do Centro Recreativo e Musical de Outeiro Grande e aí voltam às mãos do povo, que generosamente os compra, num exemplar sistema de contribuição para os fundo da entidade organizadora. Para além das quermesses, também existe venda de bolos de cabeça e de licores.
        Sendo esta festividade também um contributo para as comemorações do Dia da Mãe, que se comemora no primeiro domingo do mês de maio, é igualmente um modesto ato de exaltação da Natureza. Antiga, por certo, esta Festa da Flor, já que se sabe remontar a épocas de que “ninguém vivo dá notícia”.