04 fevereiro 2011

”Camponeses” celebram aniversário com discurso negativo

O Rancho Folclórico ”Os Camponeses” de Riachos comemorou no sábado, dia 29, o 53.º aniversário. À tarde o grupo, ”reforçado” com antigos elementos, subiu ao palco da casa do povo para uma actuação e à noite realizou-se um convívio. Joaquim Santana, director e ensaiador do grupo olha com apreensão para o futuro devido à falta de apoios e à significativa quebra do número de espectáculos.


A data de fundação de ”Os Camponeses” de Riachos é 14 de Janeiro e, nesse mesmo dia, a efeméride foi celebrada em família. Duas antigas componentes, Isabel Triães e Cristina Gameiro, promoveram um pequeno convívio-surpresa com alguns elementos do grupo e, em família, a ocasião foi assinalada com direito a bolo e tudo. No sábado, a festa alargou-se à comunidade – embora a grande maioria dos presentes estivesse directa ou indirectamente ligada ao grupo, e foi animada com uma actuação e com um jantar-convívio, ao final do dia. Apesar de o dia ser de festa e celebração, o director do rancho de Riachos manifestou-se apreensivo quanto ao futuro. Apesar não existirem dívidas, as receitas e os apoios são cada vez em menos e, estes dois factores, podem vir a criar dificuldades de funcionamento à colectividade.
”A vitalidade do grupo continua, mas temos de estar preparados. Em 2010 já sentimos alguma crise de espectáculos, foi quase tudo cortado e estamos a prever que 2011 seja mais difícil. Continuamos com os ensaios, com os espectáculos que aparecem e vamos fazendo o possível para manter plena actividade”, afirmou Joaquim Santana. De acordo com o responsável, a redução de espectáculos é significativa: ”Até há dois anos a média de espectáculos era de 50. Em 2009 registou-se uma baixa e em 2010 uma nova baixa, ainda maior. Actuamos menos de metade das vezes que actuávamos”.

Um dos reflexos directos destes tempos difíceis que se vivem passa, desde logo, pela obrigatoriedade que Santana sentiu em recusar os convites que o grupo recebeu para actuar, este ano, no estrangeir ”Temos uma carteira de cerca de 20 espectáculos para o estrangeiro, mas é impossível. Recusei-os todos”, disse com alguma mágoa. Há convites para Palma de Maiorca, para um dos espectáculo de folclore ”mais importantes do mundo” e, entre outros, para Turquia, Indonésia e Rússia. ”Pedir subsídios à câmara? Nem me atrevo porque já sei qual é a resposta. Antigamente cobrávamos cachets que nos davam para suportar despesas com trajes e praticamente conseguiamo-nos auto financiar ao longo do ano. Hoje, uma deslocação ao estrangeiro só dá prejuízo”, notou. ”Num só ano chegámos a sair duas e três vezes ao estrangeiro e nestes 53 anos já saímos 57 vezes - também considero que seja de mais para um grupo amador, e nunca um componente pagou um centavo”, admitiu o director.

Santana diz que os problemas financeiros têm-se vindo a acentuar em parte porque escasseiam os espectáculos pagos, assim como os subsídios oficiais: ”Temos de pensar muito bem no que vamos fazer e no que estamos a fazer para que as despesas não aumentem em relação ao que estamos a receber.

Tínhamos um movimento extraordinário que nos dava a possibilidade de sobreviver com poucos subsídios”, recorda.

Por: Élio Batista (in O Torrejano)