09 fevereiro 2011

Coral Sinfónico celebra 20 anos com concerto em Almada (que nasceu e tem sede no Conc Torres Novas)

O coro e orquestra do Coral Sinfónico de Portugal (CSP), celebra dia 12, o vigésimo aniversário com um concerto no cinte-teatro de Almada. Dirigido pela maestrina Saraswati, o concerto conta ainda com a presença dos solistas Ana Ester Neves (Soprano), Susana Teixeira (Meio-Soprano), Vítor Carlos Paiva (Tenor) e Pedro Correia (Baixo).

O CSP volta a apresentar a Missa em Dó, de Beethoven, o mesmo espectáculo que estreou no Teatro Virgínia em Torres Novas, numa noite fria de Fevereiro de 1991. O coral, constituído por cantores amadores, apresentou-se pela primeira vez nesse ano, entusiasmados pela ideia de poderem vir a cantar uma grande obra coral sinfónica.

O concerto e a preparação para o mesmo aconteceu numa altura em que a rede viária não era o que é hoje mas, mesmo assim, vinham a Torres Novas pessoas vindas de vários pontos do país: Bombarral, Castro Verde, Coimbra, Entroncamento, Estoril, Leiria, Lisboa, Óbidos, Oliveira do Bairro, Queluz, Torres Vedras e Vila Viçosa, fazendo alguns longas viagens para trabalhar nos ensaios e work-shops de preparação conjunta. Um trabalho indispensável para que as vozes se pudessem juntar às dos solistas e às sonoridades de uma orquestra repleta de músicos profissionais.

Por: Jornal Torrejano