12 dezembro 2010

Futsal de Torres Novas ambiciona chegar ao Nacional


A “Associação Cultural e Desportiva Novas Oportunidades” é a única associação desportiva da cidade de Torres Novas com equipas inscritas no futsal – futebol de salão. O Desportivo de Torres Novas chegou a ter essa modalidade, mas apenas durou um ano, desaparecendo sem grande história. Esta nova associação, que existe desde 2005, pegou “de estaca” e com esforço e dedicação conseguiu afirmar-se.

Nor Júnior é o Presidente desta nova colectividade, que tem no nome “Novas Oportunidades”. Esta coincidência com o nome de um conhecido programa governamental foi «mesmo coincidência», até porque, explica o presidente da colectividade, a associação nasceu primeiro que o programa do Governo.

Começar de novo

O nome da colectividade também teve em vista os jogadores que pretendia incluir. De início, e porque a modalidade não tinha muita expressão em Torres Novas, foram feitas captações de jogadores juntos dos clubes de futebol de 11, buscando ali jogadores.

Incentivados por Carlos Alves, do Departamento de Futsal do Sporting, e por outra colectividade com nome na modalidade, “Os Patos”, do Pego, o clube de Torres Novas conseguiu crescer, fazendo uma aposta forte nos escalões de formação. Começaram com juvenis e juniores, ao mesmo tempo que procuravam divulgar a modalidade junto da população mais jovem, junto às escolas do concelho.

«A prática do desporto permitiu o fomento da disciplina», sublinhou Nor Júnior, pois também faz parte da formação «saber ganhar e perder». Esta convivência com as regras e com o “fair play” ajudou também os jovens a integrar-se na sociedade, um aspecto que o Presidente da colectividade destacou na área da formação.

Hoje em dia esta colectividade com Futsal já conta com cerca de 60 atletas, todos inscritos na Associação de Futebol de Santarém, desde os infantis até aos seniores. A maioria dos atletas são naturais de Torres Novas, havendo muito poucos que são de fora do concelho. Mas estes vieram até à cidade do Almonda porque tiveram conhecimento do projecto e pediram para entrar no clube.

Luís Miguel Lopes (in O Almonda)