25 novembro 2011

Opinião

As motivações do dirigente desportivo benévolo
Como se justifica a existência de um número significativo de dirigentes desportivos benévolos («carolas»), trabalhando e mantendo vivos os clubes desportivos populares?

Interrogando muitos destes elementos (e aqui está outro campo de investigação demasiado esquecido entre nós) apercebemo-nos de que existem razões distribuídas por um leque alargado, mas com vasta coincidência de caso para caso. Essas razões, afinal constituindo as motivações do dirigente desportivo benévolo, podem agrupar-se, esquematicamente, da seguinte forma:

- antes de tudo, a função social, especialmente dirigida à juventude, com a finalidade de evitar ou de lutar contra a marginalização e todas as consequências que daí advém;

- em segundo lugar, a questão das relações humanas, o diálogo estabelecido com os outros e a riqueza que daí advém para cada um, quer através das experiências novas que só podem ter lugar em grupo, quer do contacto individual;

- em seguida o desejo de fornecer um contributo que leve os outros a sentir uma idêntica necessidade em contribuir para transformar algo que não é conveniente para a vida das camadas populares;

- finalmente, trata-se da integração num processo que possui um sentido, um significado moral, uma concepção de vida.

Este conjunto de quatro motivações centrais é definida através dos resultados de vários estudos, mais ou menos fundamentados, realizados, na sua maioria noutros países. Mas que também se têm aplicado à vida associativa nacional, ainda que de uma forma fragmentada e, quase sempre, incipiente.

Por isso, em torno destas quatro motivações é indispensável realizar uma análise cuidadosa que procure separar o que é expresso verbalmente daquilo que constitui a realidade subjacente ao que é dito. Por exemplo, alguns dirigentes referem-se à sua participação como algo que não deixa de ter parecenças com um benévolo de carácter religioso, de dádiva pessoal, de entrega total. Outros, colocam o acento nas razões afectivas da intervenção social do tipo: «o benévolo é o coração», é a entrega aos outros.

Uma terceira via que se pressente, refere-se a uma dádiva total do indivíduo, acompanhada de um princípio de liberdade, algo que se ama pela sua pureza. Mas tudo isto referido a uma atitude que tem algo de psicologicamente muito duro, na medida em que não é o prazer que se procura, antes possuindo a justificação de um combate que, até certo ponto, pode dar um significado denso à existência de cada um.

Em certos casos esta atitude chega aos extremos de um compromisso total, nitidamente excessivo, porque passa por cima de outras obrigações de vida social e familiar. Trata-se de indivíduos que se entregam profundamente, dispostos a fornecer sempre mais do seu esforço, do seu tempo e do seu dinheiro. O que, como é natural, não deixa de causar uma profunda decepção pois, ao fim de algum tempo, descobrem que não se recebe proporcionalmente, da parte das outras pessoas, aquilo que delas esperam minimamente.

Noutros casos, mas também de forma generalizada em relação a cada dirigente, parece subsistir uma atitude pouco consistente perante a realidade. Há, por isso, dirigentes que vogam como que perdidos no universo do associativismo, à procura de uma linha condutora. Normalmente colocam-se numa atitude de puro espírito assistencial, exigindo dos poderes públicos apoios para actividades cujo significado é duvidoso. Acontece muito frequentemente em relação ao Poder Local que o dirigente «exige» sem «reivindicar», ao mesmo tempo que é incapaz de estruturar uma visão global capaz de integrar a acção do município, que deve situar-se na área que não é «coberta» nem pelo clube, nem pela escola, e a acção específica do clube subordinado a um projecto em que deve sobressair a sua rendibilidade social.

No caso do desporto popular e dos seus dirigentes, o que está em causa, diferentemente de outras situações, é a relação que se parece estabelecer entre a história e o social. Esta interpenetração, cuja evolução nos parece extremamente difícil ver com a necessária clareza, parece, contudo, ser a razão de uma entrega individual, mergulhada no anonimato e nas dificuldades quotidianamente vividas.

Seja como for, entre «o novo» e «o antigo» parecem estabelecer-se novas pontes de ligação, que demonstram existir novas aspirações e novas necessidades expressas pelos dirigentes actuais. Esta nova atitude está na origem de um processo reivindicativo que continua as tradições do passado, mas assume formas mais adaptadas ao presente. Assim, entre o universo nebuloso das motivações e as novas atitudes, desenha-se uma consciência crítica mais arguta e exigente. É ela que estrutura a acção futura do antigo «carola», hoje dirigente desportivo benévolo.

A. Melo de Carvalho