22 novembro 2011

RIACHOS: actividades do NAR

WORKSHOP DE DESENHO E PINTURA NO NAR
Vai realizar-se no Núcleo de Arte de Riachos um Workshop de Desenho e Pintura dirigido pelo pintor Massimo Esposito.
Esta acção terá uma duração de 3 meses (Dezembro, Janeiro e Fevereiro), com início no dia 7 de Dezembro, havendo neste momento já inscritos alunos para o funcionamento de duas turmas à Quarta-Feira: uma das 17h30 às 19h30 e a outra das 20h00 às 22h00. Havendo ainda a possibilidade de inscrição de outros interessados em frequentar esta actividade num outro dia da semana a estabelecer, sejam ou não membros do NAR.
Todas as idades (a partir dos 8 anos).
Para informações sobre preços ou outras, devem dirigir-se ao NAR, através do endereço de e-mail: nucleoarteriachos@gmail.com ou pelo Telem: 919034138


Exposição de Artesanato de Natal
Realiza-se na “Garagem das Artes” do NAR, durante o mês de Dezembro, uma Exposição onde poderão ser vistos e adquiridos uma diversidade de trabalhos artesanais em madeira, metal, trapo, trapilho, estanho e serapilheira; bijutaria, têxtil, bordados, miniaturas diversas, pintura em vidro, tecido, madeira, gesso, cerâmica, porcelana, etc., realizados por cerca de dezena e meia de artesãos riachenses.
Será possível visitar esta mostra nos, dias 3, 4, 8, 10, 11, 17, 18, 21, 22 e 23, das 14h às 19h.



Exposição “Clara Silva no Cartajôa”
O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no dia 3 de Dezembro, no Restaurante “Cartajôa”, uma exposição individual de Pintura de Clara Silva, artista plástica do NAR.
Esta exposição será composta por cerca de doze trabalhos divididos por duas salas e irá estar patente até ao dia 6 de Janeiro de 2012, podendo ser visitada durante o horário de abertura do estabelecimento.

Maria Clara Nunes Lopes da Silva - nasceu em 1961, na aldeia de Casais Castelos, freguesia de Riachos, concelho de Torres Novas.
Inicia-se nas artes em 1984 frequentando aulas de “Artes Decorativas”, onde aprendeu a trabalhar o estanho, pintura em gesso, em pano e outros materiais. Em 1987, aquando do nascimento do seu segundo filho, faz uma interrupção nesta actividade, para a retomar, apenas em 2007, trabalhando o estanho, pintando madeiras e utilizando técnicas como a decoupage e outras.

Ainda em 2007,inicia aulas de “Sensibilização” à pintura a óleo s/ tela no espaço “Tatiarte”, em Torres Novas, sob a orientação da professora Sílvia Filipe, tendo desde então realizado dezenas de Obras, sendo através desta nova paixão que exterioriza os seus sentimentos e pensamentos.

Os temas das suas pinturas são variados, tais como, o Corpo Humano, Natureza e Abstractos e as cores são quentes e vibrantes.

Em Março de 2010 participa pela primeira vez numa exposição de artes plásticas – “Riachos, Arte e Cultura”, a exposição inaugural do Núcleo de Arte de Riachos, realizada na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos.

Individualmente, expõe pela primeira vez, em Maio de 2010, no Átrio Principal do Hospital Rainha Santa Isabel a convite da Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas, voltando a ser convidada novamente em Agosto do mesmo ano, tendo a partir daqui realizado mais 3 exposições individuais – a última a decorrer no Entroncamento, e participado em inúmeras exposições colectivas, designadamente em Torres Novas, Riachos, Coimbra, Golegã e Abrantes.

Respondendo a um novo desafio, em 14 e 15 de Maio de 2011, participa na pintura ao vivo “Pintar Riachos” realizada no “Jardim da Vila” em Riachos. Um evento organizado pelo NAR, Comissão de Cultura da Assembleia de Freguesia e Cooperativa editora de promoção cultural “O Riachense” integrado nas comemorações do 27º. Aniversário da elevação de Riachos à categoria de Vila.

Clara Silva agradece a disponibilidade e interesse, a todos os amigos da arte e público em geral e convida a visitar a sua exposição no Restaurante Cartajôa.


Exposição “Carlos Antunes no Café Ideal”
O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no dia 3 de Dezembro no Café “Ideal” em Riachos, uma exposição individual de Pintura de Carlos Antunes, onde ficarão expostas 12 Obras do artista do NAR, até ao dia 6 de Janeiro de 2012.

Carlos Antunes diz gostar de desenho e de pintura desde os tempos de escola, mas só há poucos anos, após se ter aposentado, dedicou algum do seu tempo disponível à arte de pintar contando neste momento com algumas dezenas de Obras na sua Colecção e várias exposições individuais e colectivas no seu currículo; designadamente: em Torres Novas na Pastelaria Portugal, no Átrio do Hospital, TAACTO, Centro Histórico – Rua Alexandre Herculano, em Riachos no Restaurante Galera e Museu Agrícola, Palácio do Pelourinho na Golegã, Fiarte - Coimbra, Vila Nova da Barquinha, etc., tendo também participado em alguns eventos de Pintura ao Vivo.
Também em V. N. da Barquinha frequenta o Atelier de Desenho e Pintura do Centro Cultural, sendo um dos alunos da classe de Pintura do Mestre Carlos Vicente.
Carlos Antunes expõe agora no “Café Ideal”, entre outros, alguns dos seus mais recentes trabalhos e convida todos os amigos e público em geral a visitar a sua exposição.

XIX Encontro de Poesia do NAR
Sábado, dia 3 de Dezembro, pelas 21h, realiza-se na “Garagem das Artes” do NAR o XIX Encontro de Poesia.
Florbela Espanca é o poeta em análise neste Encontro, onde serão lidos e comentados os vinte poemas da autora que compõem o “Caderno” de Poesia elaborado para este Encontro.
Para participar nos Encontros de Poesia do NAR não é necessário fazer ou ler poesia, basta gostar de a ouvir!


Exposição de Pintura no Café “Relógio” em Riachos
A exposição colectiva de artistas do NAR no Café “Relógio” em Riachos, inaugurada no dia 5 de Novembro, ficará patente neste espaço, até ao final do mês de Dezembro.

Exposição “Restaurante Nersant”
Continua até 31 de Dezembro, no “Restaurante Nersant”, em Torres Novas, a exposição colectiva de Artes Plásticas, inaugurada no dia 2 de Novembro, onde podem ser apreciados 12 trabalhos de artistas do NAR.


Exposição de Fotografia “Rostos de Riachos”
A Exposição de Fotografia “Rostos de Riachos” inaugurada no dia 1 de Outubro, na Galeria das Artes do Museu Agrícola, durante as comemorações do 22º Aniversário do Museu, continua patente até ao final do mês de Dezembro.
Nesta exposição estão patentes ao público 45 Trabalhos Fotográficos de 4 Fotógrafos do NAR: Pereira Jorge, Vitor Gomes, Mafalda Borralho da Luz e Jaime Figueiredo.