23 janeiro 2011

As nossas colectividades e associações (5)

MOVIMENTO ASSOCIATIVO POPULAR
a maior força do voluntariado em Portugal
SMUT
A SMUT, foi fundada em 18 de Outubro de 1920 dedicando-se maioritariamente à formação de músicos para a banda de música local. Inicialmente apoiou Ranchos, Grupos de Teatro e outras manifestações tradicionais que deram muita beleza e harmonia no que diz respeito tanto à parte cultural como à recreativa de Lapas, princesa do Almonda.

A nossa banda teve regentes que marcaram com o seu carácter e profissionalismo a sua actividade e prestígio, nomeadamente: José Romão Xavier, Francisco Baía, Herculano Rocha, Manuel Carriche, Carlos Faria e Mário Moura. Desde Fevereiro de 2007 é regente o jovem maestro Sérgio Rocha, que dirige o corpo musical e coordena a escola de música com um método pioneiro e moderno que incentiva a aprendizagem.

A Escola de Música funciona com aulas de formação musical (com uma turma de iniciação), aula de classe de conjunto e aulas individuais de instrumentos. Todas as aulas são dadas por músicos da banda, com coordenação e supervisão do maestro. A curto prazo prevê-se a integração de alguns alunos na banda.
As actividades de recreio e lazer na sua sede, entre os associados, foram e continuam a ser, um elemento aglutinador da sua actividade principal. Na sua vida musical encontram-se inscritos participações em peditórios, arruadas, concertos nos festejos anuais e no acompanhamento de cerimónias religiosas, – procissões e missas, na nossa terra natal, desde sempre – festejos tradicionais de Verão e concertos próprios ou com outras bandas, em localidades da mais variada latitude.

Os Encontros de Bandas, especialmente os anuais do concelho de Torres Novas, bem como participações na Feira Nacional da Agricultura, ALPIAGRA, Festival de Música do INATEL, são alguns dos muitos eventos onde a SMUT participou.

Actualmente é parte integrante da colectividade “Os Pauzinhos”, um grupo de pauliteiros que anima iniciativas tanto locais como da região.