16 janeiro 2011

Nova direcção dos Bombeiros tomou posse

O General Lemos Caldas, na qualidade de presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, deu posse à nova direcção dos Bombeiros, conduzida novamente pelo Professor Arnaldo Santos. A cerimónia realizou-se nas instalações dos bombeiros, na segunda-feira, dia 10.

Objectivos para o mandato

Pretende a nova direcção que continue a existir uma boa cooperação com o Comandante do Corpo de Bombeiros, para encontrar as melhores soluções para as necessidades operacionais. Que a aposta na formação continue a acontecer, prometendo a direcção dar o seu contributo para que aconteça o alistamento de novos elementos. Nos meios operacionais será dado destaque aos equipamentos de protecção individual e aos veículos de socorro. Por fim expressou a vontade de ver iniciada a obra do novo quartel, pois, como afirmou, o quartel «não reúne hoje, como já não reunia há dez anos, as condições suficientes para o Corpo de Bombeiros».

Pede o Presidente dos Bombeiros que o “Estado Local”, a autarquia, responsável pela Protecção Civil do Concelho, dê uma resposta «célere e atempada às responsabilidades e compromissos assumidos no âmbito das suas competências e atribuições».

Queixou-se Arnaldo Santos de que a Câmara não se tem portado bem para com os Bombeiros, justificando, «Não é forma correcta de cooperação aguardar a Associação decisões de 2008, liquidação de facturas desde 2007, liquidação das responsabilidades na Equipa de Intervenção Permanente desde Abril de 2010, um ano de atraso na liquidação das comparticipações mensais, tudo nos termos dos acordos e protocolos celebrados». E por fim rematou, «não é aceitável protelar a decisão sobre o Quartel dez anos sucessivamente».

Luís Miguel Lopes (O Almonda)