22 janeiro 2011

Há poesia em Riachos


Foi criado há menos de um ano e fez as delícias do público que assistiu às comemorações do décimo aniversário da União das Colectividades e Associações do Concelho de Torres Novas. O Grupo de Poesia do Núcleo de Arte Riachense, de Riachos, Torres Novas, tem 15 elementos e no primeiro sábado de cada mês organiza tertúlias de poesia.

“O objectivo é tirar a poesia das gavetas”, esclarece a impulsionadora da ideia, Lúcia Perdigão, considerando que poetas riachenses são todos aqueles que gostam de escrever ou declamar poesia, mesmo que não tenham nada publicado. “Têm-se feito grandes descobertas”, comenta, referindo que numa ocasião descobriu que uma colega sua escrevia poesia na sala de espera do Centro de Saúde.

Lúcia Perdigão comenta que a ideia de criar este grupo surgiu do facto de encontrar em vários encontros de poesia poetas de Riachos. “Há imensos encontros de poetas por aí e eu encontrava sempre poetas riachenses”. E nem sempre é dado o devido valor à poesia, refere. Numa música, por exemplo, indicam sempre o nome do compositor e do cantor e quase nunca o do poeta.

Por vezes, as sessões no espaço do Núcleo de Arte Riachense juntam apenas família e amigos, outras vezes curiosos. Tem havido sempre pessoas interessadas em declamar poesia e as tertúlias são abertas a todos os que desejem participar, mesmo que não sejam de Riachos.

As sessões não se ficam pela simples leituras de poemas. Os textos são também debatidos entre o público. “Por vezes há discussão até em demasia”, comenta rindo Lúcia Perdigão. O próximo encontro deste grupo de poetas é no dia 5 de Fevereiro, sábado, pelas 21h00. O autor convidado será Diamantino Almeida, poeta de Riachos.
Cláudia Gameiro O MIRANTE.